Izabel Cristina de Souza Saturnino da Silva
Thelma Pires Gerônimo da Motta
Roselene de Jesus Motta da Silva

Anais do Seminário ISCI de Educação e Práticas Pedagógicas
Instituto Saber de Ciências Integradas
Realizado nos dias 17, 18, 24, e 25 abr./2021 e 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de maio/2021

RESUMO

Objetivo deste projeto Trabalhar a alfabetização divertida através do lúdico, jogo, brincadeiras e contação de história. Os jogos e brincadeiras são considerados recursos pedagógicos  que trazem diversos benefícios ao aprendizado da criança, além de contribuir  no desenvolvimento da criança e de suas potencialidades. O lúdico é um dos recursos pedagógicos mais utilizados na educação infantil, principalmente por ajudar no aprendizado da criança e no seu desenvolvimento. Este estudo buscou apresentar resultados de intervenção pedagógica mediante a pandemia da Covide-19. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa  de natureza qualitativa,  pesquisa-ação, pois permite uma intervenção na realidade levando o professor a refletir sobre a sua prática pedagógica contribuindo para a sua ressignificação ou redimensionamento. Para fundamentar desse o estudo utilizamos autores como Pastorello (2015); Coelho(2007);Santos( 2001); Souza(2011), entre outros da mesma importância. Podemos concluir que a integração de práticas de atividades lúdicas com alfabetização desenvolver a linguagem, a interação social, a coordenação motora, a escrita e o gosto pelos jogos, brincadeiras e histórias.

Palavras-chave: educação infantil. Jogos. Lúdico. Brincadeiras. Aprendizagem.

ABSTRAC

Objective of this project to work fun literacy through playful, play, play and storytelling. Games and games are considered pedagogical resources that bring several benefits to the child’s learning, besides contributing to the child’s development and potential. Play is one of the most used pedagogical resources in early childhood education, mainly because it helps in the child’s learning and development. This study aimed to present results of pedagogical intervention through the Covide-19 pandemic. Therefore, the methodology used was qualitative research, action research, because it allows an intervention in reality leading the teacher to reflect on his pedagogical practice contributing to its resignification or resizing. To support this study, we used authors such as Pastorello (2015); Rabbit (2007); Santos( 2001); Souza(2011), among others of the same importance. We can conclude that the integration of playful activities practices with literacy develop language, social interaction, motor coordination, writing and taste for games, games and stories.

Keywords: early childhood education. Gaming. Ludic. Jokes. Apprenticeship.

INTRODUÇÃO

A alfabetização é uma das fases mais importante da educação básica, porém quando está voltada para a educação infantil esta deve ser vista de forma diferente, ,ou seja, alfabetizar na educação infantil não é recomendado, mas isso não impede de iniciar  as crianças no mundo das letras.

Assim, a proposta deste trabalho é desenvolver a leitura e escrita de forma lúdica. portanto, optamos em  trabalhar a alfabetização através de jogos , brincadeiras e contação de história tendo em vista as restrições devido a covid-19.

sabe-se que contação de histórias dava – se de forma educativa nas escolas em décadas passadas onde era muito valorizada. ao longo dos anos a “trajetória da história e da literatura infantil e pela influência que os contos populares tiveram  na formação  do imaginário  social,  nas crenças e nos modos de educabilidade e formação moral” (PASTORELLO, 2015, p. 5).

no entanto, muitas instituições de ensino ainda sentem dificuldades de trabalhar de forma lúdica. seja por despreparo de seus profissionais, ou por pensar a alfabetização de forma bancária, sem o uso de recursos lúdicos. o ensino da linguagem, está relacionado com a oportunidade dada para a criança de produzir sua própria infância, em que ela seja protagonista das suas ações em seus momentos inéditos, criando a sua autonomia e a formação de um adulto ativo e reflexivo no meio social, em que essas práticas educativas vividas na infância se traduzem. (Coelho 2007, p.5). gerando assim uma mediação entre a criança e a história contada.

            A contação de história, os jogos e a brincadeira são primordiais no espaço da educação infantil. assim como a contação de história que  serve para que a “criança tenha uma experiência positiva com a leitura, sem o afastar do prazer de ler” (Souza, 2011, vol. 6, p. 236), além de promover a formação de diversos pontos positivos em sua personalidade.

            Da mesma forma os jogos e brincadeiras permeiam o universo infantil´  é nessa fase que a criança necessita de aflorar seu pensamento, afirmar-se enquanto sujeito e desenvolver a criatividade, de combinar a realidade que a criança vive com o seu mundo interno, com a história ouvida, assim, as narrativas estimulam a atenção, desenvolvimento da linguagem, autonomia, formação da   personalidade, valores e crenças.

Mateus, 2014; Pastorello, 2015; Souza, 2011. dizem que a contação de histórias é importante para a formação de cidadãos conscientes e reflexivos.  o treinamento e a experiência de um professor na educação infantil contribuem  no desenvolvimento de práticas diversas na contação de histórias. o uso de estímulos aliado à motivação e ao uso de ferramentas, pelo professor valoriza o conto e favorece a absorção do que se quer proporcionar para a criança. 

Conforme Brougeré (apud Kishimoto, 2005, p.24), novas concepções pedagógicas veem o jogo como uma “tendência natural do ser humano, defendendo não só os jogos do 22 corpo-físico (jogo de corridas com bolas, barras e outros), mas também os jogos de espírito-mente-intelecto (jogo de xadrez e outros)”

Segundo Santos (2001, p. 53), “[…] a educação, via da ludicidade, propõe-se a uma nova postura existencial, cujo paradigma é um novo sistema de aprender brincando, inspirado numa concepção de educação para além da instrução”.

assim, através dos jogos acontecem os primeiros contatos da criança com objetos, com as pessoas e com o mundo ao seu redor. algumas concepções teóricas são bem distintas em relação à utilização do lúdico no processo de ensino e aprendizagem do aluno. nesse sentido, Em seu livro Educação Infantil, Celso Antunes (2003) destaca as principais características das teorias de Freud, Vygotsky e Piaget sobre a importância dos jogos e brincadeiras nesse processo.

Partindo deste pressuposto, podemos afirmar que a criança tem a capacidade potencial para aprender e desenvolver várias habilidades, através das atividades lúdicas, pois é dotada de uma zona de desenvolvimento auto- suficiente, ou seja, ela é capaz realizar diferentes atividades e funções por si só, sem precisar de ajuda do outro. entretanto, há momentos e situações em que essa mesma criança precisa do apoio de outra pessoa, para que possa fazer sua leitura.

 Assim, a interação se faz necessária, mesmo numa pandemia. pois, se não houver uma interação, não haverá conhecimento, pelo fato da necessidade da ajuda do outro, da relação com o outro e, nos espaços escolares. Assim o professor é o principal mediador nesse ambiente institucional e social, que deve favorecer momentos em que a criança irá adquirir o conhecimento por meio da socialização com vários outros interlocutores, utilizando-se de uma linguagem simbólica de significados e valorização dos grupos, se tornando sujeito ativo e protagonistas de suas próprias convenções.

  E que mesmo vivenciando este momento tão difícil, que estamos vivenciando por conta da COVID – 19, não estamos tendo o contato físico, onde o professor teve que se adequar à nova realidade, para continuar incentivando o gosto pela leitura, mesmo que seja á distancia, por meio de aulas remotas.

METODOLOGIA

Este projeto consiste em apresentar uma proposta de alfabetizar  através dos jogos, brincadeiras e contação de histórias; no pátio da escola, para as crianças da turma de 5 anos, nas aulas remotas, através do WhatsApp. onde para a elaboração do mesmo, foi feita uma socialização com a professora titular para a autorização da ideia com a sua turma, para que este projete alcançasse de forma mais eficaz os objetivos compreendidos, mesmo tratando-se de um projeto à parte, mas que gostaríamos que estivesse em consonância com o planejamento trabalhado com a turma no momento da execução.

      Diante do exposto, pretendemos seguir criteriosamente um percurso descrito logo abaixo, afim de obter satisfatoriamente bons resultados, atingindo todos os nossos objetivos como:

  • Realizar junto a direção e coordenação da EMEI “Pequeno Sábio” a apresentação do projeto, solicitando a autorização para a realização do mesmo;
  • Buscarmos angariar materiais/recursos para a confecção de recursos lúdicos;
  • Confecção de histórias, por meio da reciclagem da lata de leite e outras sucatas;
  •  gravação da história sendo narrada e encenada pelos integrantes deste projeto;
  • Postar a gravação do vídeo no grupo das crianças das turmas Pré II, de modo que elas tenham acesso as atividades lúdicas;
  • Finalizar o projeto interagindo com as crianças do grupo e agradecimentos.

 Portanto, o motivo deste projeto surgiu pelo desejo de interagir com as crianças mesmo que sendo virtualmente no  momento de pandemia, incentivando elas a não perderem o encantamento pelas histórias, sendo elas de forma dirigidas ou espontâneas, como, histórias diversas, jogos e brincadeiras direcionadas e com ajuda das famílias.

  CONCLUSÃO

A proposta aqui  apresentada nos fez concluir que a contação  de histórias,  os jogos, as brincadeiras é o primeiro passo para a formação de leitores críticos/reflexivos.

Dessa forma contemplaremos as crianças das turmas do Pré II- 5 anos, A e B, matutino. com uma metodologia diferenciada, levando-as a conhecer novas palavras, desenvolver o intelecto da imaginação e criatividade, para, assim, estarem aptas a praticar a ação do pensamento. Contribuindo também em no raciocínio, pensamento crítico, valores, criatividade e imaginação.

  Assim, podemos concluir que a integração de práticas de atividades lúdicas com alfabetização desenvolver a linguagem, a interação social, a coordenação motora, a escrita e o gosto pelos jogos, brincadeiras e histórias.

REFERENCIAS

COELHO, Ana. Repensar o campo da educação de infância. Ver: OEI; Portugal, n.44/3.2007.

ANTUNES, Celso. A linguagem do afeto: como ensinar virtudes e transmitir valores. Campinas: Papirus, 2002.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MATEUS, A. do N. B. et al. A importância da contação de história como prática educativa na educação infantil. Periódicos PUC MINAS, 2014.

Referencial curricular nacional para a educação infantil/ Ministério da educação e Desporto, Secretaria da Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF,1998.

PASTORELLO, M. C.; ANGELO, A. A.; TORRES, S. P. A importância da “contação” de histórias para o processo de alfabetização e na formação de leitores. Revista Mediação. V. 6, fev./jul. 2015, p. 12.

SANTOS, Marli Pires dos (org). A criança, o adulto e o lúdico. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

SOUZA, L. O.; BERNARDINO, A. D. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil  e  ensino  fundamental.  Educere  et  Educare  –  Revista  de  Educação.  Unioeste  –  Campus Cascavel. Vol. 6., nº 12 jul./dez. 2011, pp. 235-249.