Izabel Cristina de Souza Saturnino da Silva
Thelma Pires Gerônimo da Motta
Roselene de Jesus Motta da Silva

Anais do Seminário ISCI de Educação e Práticas Pedagógicas
Instituto Saber de Ciências Integradas
Realizado nos dias 17, 18, 24, e 25 abr./2021 e 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de maio/2021

RESUMO

O presente trabalho apresenta os resultados do projeto de intervenção pedagógica “histórias Cantadas”. A atividade relatada nesse artigo foi realizada em duas turmas de Pré- II- 5 anos, matutino de Educação Infantil, numa escola da rede Municipal de Cáceres-MT., localizada na zona urbana da cidade. Apresentar as histórias e cantigas infantis, para motivar os alunos,  desenvolver conteúdos escolares e ações de higiene importantes em tempos de pandemia do COVID-19, nas aulas remotas durante o primeiro semestre de 2021.  A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa,  pesquisa-ação, pois permite uma intervenção na realidade levando o professor a refletir sobre a sua prática pedagógica contribuindo para a sua resignificação ou redimensionamento. Para fundamentar esse estudo utilizamos como suporte teórico, a BNCC(2018); RCNEI(1998); Cascudo( 2001); Coelho(2000) dentre outras leituras. Observamos que a música é uma grande aliada do processo educacional especialmente na Educação Infantil, sendo um elemento que propicia o desenvolvimento individual, bem como o convívio em grupo e também os aspectos motores e cognitivos das crianças. Enfatizamos que a contação de histórias é uma experiência rica e significativa para as crianças na educação infantil, da mesma forma as cantigas de rodas trazem para essa etapa da educação encantamento e magia, além da diversão, possibilita a socialização, a desinibição, a descoberta e a formação da autoestima contribuindo para o desenvolvimento integral da criança. Concluímos que,  trabalhas várias cantigas de roda em formato de histórias de forma  aprimorar o conhecimento, incentivar os estudos,  divertir a crianças e aguçar o imaginário. Em outras palavras, as cantigas de roda e as histórias podem ser denominadas de brincadeiras, pois com elas as crianças movimentam o corpo, estimulam a memória, desenvolvem a criatividade, a autonomia e outros aspectos que também são favorecidos pela presença dessa prática como afirma a BNCC(2018).

Palavras-chave: imaginário. Musicalização. Contação de história.

ABSTRACT

The present work presents the results of the pedagogical intervention project “Sung Stories”. The activity reported in this article was carried out   intwo classes of   Pre- II- 5 years, morning of Early Childhood Education, in a school of the Municipal Network of Cáceres-MT. , located in the urban area of  the city. Topresent thestories and  children’s  songs, to motivate students, develop school content and important hygiene actions in times of pandemic ofthe COVID-19, in remote classes during the first half of2021. The research was qualitative in nature, action research, because it allows an intervention in reality leading the teacher to reflect on his pedagogical practice contributing to its resignification or resizing. To support this study, we used the BNCC (2018) as theoretical support. RCNEI (1998); Cascudo  (2001); Coelho(2000) among other readings. We observed that music is a great ally of the educational process especially in Early Childhood Education, being an element that provides individual development, as well as group interaction and also the motor and cognitive aspects of children. We emphasize  that storytelling is a rich and significant experience for children in early childhood education, in the same way wheel songs bring to this stage of education enchantment and magic, in addition to fun, enables socialization, disinhibition, discovery and the formation of self-esteem contributing to the integral development of the child. We conclude that you work on several wheel songs in the form of stories in order to improve knowledge, encourage studies, amuse children and sharpen the imaginary. In other words, wheel songs  and stories can be called  games, becausewith them children move the body, stimulate memory, develop creativity, autonomy and other aspects that are also favored by the presence of this practice  as stated by bncc(2018).

Keywords: imaginary, Musicalization, Storytelling.

INTRODUÇÃO

Histórias Cantadas, foi desenvolvido com intuito de motivar as crianças/alunos nas aulas remotas durante o período de pandemia da Covid-19. nas aulas remotas. Para tanto, .  todas as atividades planejadas foram baseadas e orientadas pela BNCC através do campo de experiência Eu, o Outro e Nós, imagem positiva de si mesmo e capacidade para superar as dificuldades. No Campo Escuta, Fala Pensamento e Imaginação onde a se supõe  que a criança seja foi capaz de responder mensagens e capacidade de dialogar e interagir com as pessoas do seu convívio pessoal. No Campo de Experiência Corpo Gesto e Movimentos em que se sugere que ela seja capaz de demonstrar habilidade em deslocar seu corpo e fazer movimentos de danças, pular corda, etc. No Campo de Experiência traços, sons, cores e formas onde se sugere que a criança seja capaz de apresentar habilidade e interesse por diversas formas de se expressar como nas atividades de dança, canto pintura, identificar formas de objetos entre outras atividades. No campo de Experiência Espaço, tempo, quantidade, e relações, sugere-se que também seja capaz de explorar, reconhecer, comparar as diferenças e explorar sensações táteis. O projeto  prima a contação de história e as cantigas de roda, de forma leve e divertida, aprimorando a linguagem e  gosto pela música e contação de histórias.

Segundo assinala o Referencial Curricular da Educação Infantil (RCNEI, 1998,p. 153), “faz parte das atividades permanentes […] contar histórias costuma ser uma prática diária nas instituições de educação infantil. […]”. Para tanto, este recurso favorece ao desempenho de situações que dão condições de aprendizagem na fase inicial atribuída a infância.

Nesse aspecto a BNCC apresenta os campos de experiencias que objetivam as várias formas de “interações e brincadeiras” conferidas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), que são vivenciados através dos campos de experiências direcionados a educação infantil. Viabilizando o pensamento e as dimensões mítico-simbólicas, estimulando o imaginário, articulando a sensibilidade, imaginação, e também formação de leitores.

Coelho (1999, p. 13) aponta e constata a importância da história como fonte de prazer para a criança e a contribuição que oferece ao seu desenvolvimento, não se pode correr o risco de improvisar. O sucesso da narrativa depende de vários fatores que se interligam, sendo fundamental na elaboração de um plano, um roteiro, no sentido de organizar o desempenho do narrador, garantindo-lhe segurança e assegurando-lhe naturalidade […].

Enquanto que as cantigas de roda, conforme Cascudo (2001, p.102) afirma que: Essas melodias passam de geração em geração, entoadas pelos adultos ajudam a entreter, embalar e fazer adormecer as crianças. Hoje em dia elas não são tão presentes na realidade infantil como antigamente devido às tecnologias existentes como os computadores, celulares, tablets, entre outras tecnologias

Assim sendo, o objetivo desse trabalho é apresentar as histórias e cantigas infantis, para motivar os alunos, desenvolver conteúdos escolares e ações de higiene importantes em tempos de pandemia do COVID-19, nas aulas remotas.

Em outras palavras, as cantigas de roda e as histórias podem ser denominadas de brincadeiras, pois com elas as crianças movimentam o corpo, estimulam a memória, desenvolvem a linguagem, a criatividade, a autonomia. Em suma é uma prática que traz muitos benefícios as crianças na educação infantil.   Portanto, é papel do professor elaborar seus planos de forma lúdica e propiciar e estimular o desenvolvimento dessas práticas na escola.

DESENVOLVIMENTO

Assim optamos por trabalhas várias cantigas de roda em formato de histórias de forma aprimorar o conhecimento, incentivar os estudos, divertir a crianças e aguçar o imaginário. Em outras palavras, as cantigas de roda podem ser denominadas de brincadeiras, pois com elas as crianças movimentam o corpo, estimulam a memória, desenvolvem a criatividade, a autonomia e outros aspectos que também são favorecidos pela presença dessa prática(BNCC,2018).

Nesse sentido, o projeto “histórias cantadas” aqui apresentado, foi adequado a um novo momento de ensino, devido a pandemia do Covid-19.

Dessa forma, o projeto foi desenvolvido por meio tecnológico vivenciado hoje pelas crianças como forma de adaptar a contação de histórias via canais de redes sociais como WhatsApp, devido ao a um novo momento vivenciado pelo mundo e pelo nosso país devido a pandemia do Covid-19.

No primeiro momento optamos por trabalhar as atividades diárias que foram selecionadas de forma cumprir os objetivos propostos pela BNCC, como criando rotina, oração do dia, calendário, interação com a professora através de vídeos e áudios, movimento e coordenação motora: através da realização de atividades impressas e brincadeiras com as famílias, noções de matemática/sistema numeral e quantidade-brincadeiras cantadas; – conversas informais: ampliação do vocabulário e da linguagem; e linguagem matemática; leitura e escrita espontânea e direcionada através da apostila; – Iniciação as vogais e o alfabeto; – leitura de história. Após quinze dias de trabalho continuou apresentamos as crianças e famílias o projeto que seria desenvolvido junto as atividades diárias e em seguida utilizamos as atividades mais especificas do projeto.

Para tanto, escolhemos trabalhar com 4(quatro) cantigas infantis que adaptamos e viraram “Histórias Cantadas”: “A Dona Aranha”; 1,2,3, indiozinhos”; “Borboletinha”, “Onça pintada”, essa ação de contar e cantar histórias foi desenvolvida com   objetos variados, filmagem de vídeos, sucatas, dos recursos mais sofisticados aos mais simples.

O importante é que sejam adequadas ao público-alvo da educação infantil, e passe uma mensagem condizente com a idade e conteúdo abordado.

Além disso, escolhemos apresentar o resultado final desse projeto na Formação Pedagógica da Secretaria Municipal de educação – SME, durante XIII Mostra da Educação Infantil nos dias 24 e 25 de novembro de 2021.

CONCLUSÃO

Conclui-se que na formação de uma criança, ouvir histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo.

Na escola a contação de histórias é uma estratégia pedagógica que pode contribuir de forma significativa na prática docente. A contação de histórias pode promover a socialização dos alunos e desenvolver nas crianças o desejo de participar e ter opiniões. Além de auxiliar na formação de um sujeito capaz de vivenciar situações do cotidiano dando a elas oportunidade de fazer parte do mundo do faz-de-conta. Diante de tais argumentos, observamos que as histórias são necessárias visto a carência de histórias e cantigas que muitos alunos apresentam.

 Segundo a BNCC (2018, p. 43) “criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos” é um dos objetivos de aprendizagem no campo das experiências (Escuta, fala, pensamento e imaginação) muito importante no desenvolvimento das crianças bem pequenas, como as do Maternal II. E também as crianças maiores entre os 4 e 5 anos de idade.

Embora estejamos na educação infantil, as histórias e as cantigas servirão para incentivá-los desde cedo e para suprir a carência de leituras, das cantigas e da contação de histórias, principalmente entre as famílias, devido ao pouco tempo dispensado aos estudos dos filhos pelos pais, observados por nós.                       Concluímos que, trabalhas várias cantigas de roda em formato de histórias de forma aprimorar o conhecimento, incentivar os estudos, divertir a crianças e aguçar o imaginário. Em outras palavras, as cantigas de roda e as histórias podem ser denominadas de brincadeiras, pois com elas as crianças movimentam o corpo, estimulam a memória, desenvolvem a criatividade, a autonomia e outros aspectos que também são favorecidos pela presença dessa prática como afirma a BNCC (2018).

Nesse sentido, o projeto “histórias cantadas” aqui apresentado, foi adequado a um novo momento de ensino, devido a pandemia do Covid-19, espera-se que este sirva de inspiração a outros projetos iguais ou semelhantes que objetivem a mesma importância.

REFERENCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.

______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Brasília: MEC/SEB, 2018.

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Volume 1: Introdução; volume 2: Formação pessoal e social; volume 3: Conhecimento de mundo. 1. Educação infantil. 2. Criança em idade pré-escolar. I. Título.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 10°. Ed. São Paulo: Editora Global, 2001.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil. São Paulo: Ed. Moderna, 2000.