Thelma Pires Gerônimo da Motta
Izabel Cristina de Souza Saturnino da Silva
Roselene de Jesus Motta da Silva

Anais do Seminário ISCI de Educação e Práticas Pedagógicas
Instituto Saber de Ciências Integradas
Realizado nos dias 17, 18, 24, e 25 abr./2021 e 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de maio/2021

RESUMO

Leitura e escrita são fundamentos básicos para a formação de estudantes em fase inicial. O lúdico tem o poder de fazer com que a criança transponha barreiras de dificuldades que, muitas vezes, inibem a sua criatividade, tanto em escrever quanto em expor em forma de desenhos, pinturas ou exposições orais. Temos como objetivo, refletir a importância do lúdico na prática pedagógica como facilitador do processo ensino- aprendizagem do aluno na alfabetização. A definição do tema desse projeto se apoia no conhecimento que temos de que o trabalho com a leitura de diversos gêneros textuais, da literatura infantil, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo da criança, ajudando a formar leitores.  Utilizamos como referencial teórico autores que vem de encontro com o tema escolhido: RAMOS, ANTUNES, FERREIRO E TEBEROSKY. Para tanto, precisamos ver a criança como um ser ativo na construção de seu conhecimento, que aprende a partir de ações, reflexões, interações com adultos, com outras crianças e com o ambiente onde está inserido. É por acreditarmos que através da leitura e escrita que formamos homens de bem, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, que desenvolveremos este projeto a fim de propiciar à criança as superações de suas dificuldades e fomentar subsídios para ampliação da leitura de mundo.

Palavras-chave: leitura. Escrita. Lúdico.

INTODUÇÃO

É por acreditarmos que através da leitura e escrita que formamos homens de bem, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, que desenvolveremos este projeto a fim de propiciar à criança as superações de suas dificuldades e fomentar subsídios para ampliação da leitura de mundo.

Leitura e escrita são fundamentos básicos para a formação de estudantes em fase inicial. O lúdico tem a força de fazer com que a criança atravesse barreiras de dificuldades que, muitas vezes, dificultam a sua criatividade, tanto em escrever quanto em expor em forma de desenhos, pinturas ou exposições orais.

Temos como objetivo, refletir a importância do lúdico na prática pedagógica como facilitador do processo ensino- aprendizagem do aluno na alfabetização. A definição do tema desse projeto se apoia no conhecimento que temos de que o trabalho com a leitura de diversos gêneros textuais, da literatura infantil, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo da criança, ajudando a formar leitores.  Utilizamos como referencial teórico autores que vem de encontro com o tema escolhido: RAMOS, ANTUNES, FERREIRO E TEBEROSKY.

O LÚDICO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA

No mundo atual o desafio da escola é para que os alunos dominem as informações por meio da leitura, que estejam preparados para enfrentar a vida na sociedade. Assim sendo, os desafios que se colocam para a escola, espaço privilegiado de desenvolvimento da competência para ler e escrever não são poucos, pois todas as evidências têm mostrado que essa competência não depende do acesso a certas práticas consagradas de ensino da língua, mas a experimentos significativos do emprego da escrita no contexto escolar, tanto em situação de leitura como de produção de textos.

Quando falamos em processo de alfabetização, estamos nos referindo a um processo longo, delicado e que implica em fazer uma criança compreender um processo de aquisição de mais de 23 caracteres diferentes e a sua ligação com a nossa língua materna. Ensinar a criança a ler, a escrever a se expressar de maneira competente é atualmente o grande desafio dos professores do ensino fundamental, já que ao alfabetizar uma criança, em princípio, seria fazer com que ela, sem saber o traçado de nenhuma letra, chegue a construção das mais diferentes e complexas palavras da língua portuguesa.  Nesse sentido, ele deve estar ciente e conhecer o perfil das crianças com as quais irá trabalhar pois é o mesmo quem cria os espaços, disponibiliza materiais, participa das brincadeiras, ou seja, faz a mediação da construção do conhecimento e, para isso, precisa estar preparado. Dessa forma, o lúdico criará possibilidades de interagir com os alunos, de modo a colaborar no avanço da leitura e, mais especificamente, da escrita.

Para que a escola possa garantir o ensino competente e crítico da leitura e escrita, é preciso superar as práticas tradicionais de ensino, processo sofrido de memorização, em que a criança lê e escreve sem saber para quê, apenas repete modelos predeterminados. Pois, a escola é o principal canal de aprendizagem desses sujeitos para no conhecimento mais especifico das letras em questão: seu traçado, som, correspondência com a fala e em que palavras podemos encontra-las. Por meio da utilização do lúdico que as crianças promoverão a construção do conhecimento indo além de momentos de brincadeiras, na construção de uma aprendizagem significativa mais prazerosa.

Esses momentos lúdicos serão desenvolvidos por meio de jogos e brincadeiras que propiciarão às crianças um aprendizado contínuo, já que a interação com o lúdico proporciona um aprendizado prazeroso dando mais estimulo as crianças, com essas práticas o professor enriquece seu trabalho didático. Tais práticas vão qualificar as aulas do educador possibilitando um melhor rendimento escolar. PIAGET (1994, p.25) vê no jogo como “um processo de ajuda ao desenvolvimento da criança; acompanha-a, sendo, ao mesmo tempo, uma atividade consequente de seu próprio crescimento”.

A alfabetização tem sido, através dos tempos, motivo de estudos e pesquisas. Nas últimas três décadas maior atenção foi dedicada à construção do processo da escrita, a psicogênese da escrita e da leitura, baseado nos estudos de Emília Ferrero e Ana Teberosky (1979). Sendo assim, as atividades lúdicas proporcionam às crianças o desenvolvimento motor, o da linguagem, da percepção, da representação, da memória, do equilíbrio afetivo, da apropriação de signos sociais e das transformações significativas da consciência infantil. Portanto, a presença do lúdico no desenvolvimento da criança é de suma importância para o seu aprendizado. De forma significativa, torna as aulas mais dinâmicas e atrativas, possibilitando à criança o desenvolvimento no processo de ensino e de aprendizado preparando-a para a alfabetização.

No ensino fundamental, o eixo da discussão no que se refere ao fracasso escolar tem sido a questão da leitura e da escrita nos anos iniciais. Nos últimos dez anos, a quase totalidade das redes de educação pública desenvolveu, sob a forma de reorientação curricular ou de projetos de formação de professores em serviço, um grande esforço de revisão das práticas tradicionais de alfabetização inicial. Mas a verdade é que ainda há muito a fazer. O índice de repetência e de abandono nas escolas brasileiras, um dos mais altos, é resultado, principalmente, da dificuldade que a escola tem de ensinar a ler e a escrever. Sobre essa questão é importante considerar algumas orientações gerais sobre o básico a ser ensinado para que os alunos possam produzir e interpretar textos, orais ou escritos, tanto para as necessidades do dia a dia, como por exemplo, escrever um recado, ler as instruções de um eletrodoméstico, como para ter acesso aos bens culturais e à participação plena no mundo letrado. Segundo Ferreiro (2002, p.10), a escrita pode ser concebida como um sistema de código e de representação. Como código, os elementos já vêm prontos e como representação, a aprendizagem se constitui em uma construção pela criança. Ao trabalhar a escrita como código, o ensino privilegia os aspectos preceptivos e motor, relação grafia e som e o significado é desconsiderado.

O processo de desenvolvimento do ensino-aprendizagem é contínuo, visto que quando estimulado de forma criativa possibilita a redescoberta pelo prazer da leitura. Para tanto, precisamos ver a criança como um ser ativo na construção de seu conhecimento, que aprende a partir de ações, reflexões, interações com adultos, com outras crianças e com o ambiente onde está inserido. É por acreditarmos que através da leitura e escrita que formamos homens de bem, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, que desenvolveremos este projeto a fim de propiciar à criança as superações de suas dificuldades e fomentar subsídios para ampliação da leitura de mundo.

CONCLUSÃO

O lúdico não está apenas no ato de brincar, mas também no ato de ler, no apropriar-se da leitura como forma natural de descobrimento e compreensão do mundo. Atividades de expressão lúdico-criativa atraem a atenção das crianças e podem constituir em um mecanismo de potenciação de aprendizagem, favorecem o desenvolvimento motor e psicomotor das crianças. No decorrer deste artigo, procuramos nos remeter a reflexões sobre a importância das atividades lúdicas durante a alfabetização, tendo sido possível perceber que a ludicidade é de fundamental importância para desenvolvimento global da criança, pois para ela, brincar é aprender. Assim, o estudo nos permitiu compreender que o lúdico é significativo para a criança poder conhecer, compreender e construir seus conhecimentos, ser capaz de exercer sua cidadania com autonomia e competência, obtendo assim, uma aprendizagem significativa.

Não há mais dúvidas de que é no ato de brincar que a criança se apropria da realidade atribuindo-lhes significado. O educador escolar deverá saber escolher brincadeiras adequadas para que a aprendizagem da criança no processo de aquisição da leitura e escrita ocorra de maneira agradável e compreensível. As atividades lúdicas funcionam como exercícios necessários e úteis a vida. E as brincadeiras e jogos são elementos indispensáveis para que haja uma aprendizagem com divertimento, que proporcione prazer no ato de aprender. E que facilite as práticas pedagógicas em sala de aula, visando alcançar os objetivos e metas durante o desempenho de ensino leitura e escrita.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTUNES, Celso. O Jogo e a Educação Infantil: falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir, fascículo 15. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003, 4ª edição.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre:Artes Médicas, 1997.

RAMOS, José Ricardo da Silva. Dinâmicas, Brincadeiras e Jogos Educativos, Rio de Janeiro. editora DP&A, 2003.