I Seminário de Educação ISCI

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As inscrições abertas até dia 18/06/2019.

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A IMPORTÂNCIA DO USO DO LÚDICO NAS CRECHES

Thelma Pires Gerônimo da Motta
Izabel Cristina de Souza Saturnino da Silva
Roselene de Jesus Motta da Silva

Anais do Seminário ISCI de Educação e Práticas Pedagógicas
Instituto Saber de Ciências Integradas
Realizado nos dias 17, 18, 24, e 25 abr./2021 e 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de maio/2021

RESUMO

Sabe-se que o lúdico significa brincar, jogar, praticar atividades de dança, de lazer, de teatro, ou seja, é reconhecido como qualquer atividade que nos dá prazer, alegria e entretenimento, proporcionando o desenvolvimento das dimensões afetiva, cognitiva, criativa, motora e social. De acordo com Salomão e Martini (2007, p.4), o lúdico tem sua origem na palavra latina “ludus” que quer dizer “jogos” e “brincar”. Neste brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimentos, oportunizando a aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo, sendo todos eles essenciais para a criança obter conhecimentos do mundo que a rodeia. Sendo assim este trabalho de pesquisa teve como objetivo destacar a importância do uso do lúdico nas creches para formação integral da criança, tomando como base, referências bibliográficas que tratam do assunto. Por meio do brincar a criança inventa, descobre, experimenta, adquire habilidades, desenvolve a criatividade, autoconfiança, autonomia, amplia o desenvolvimento da linguagem, pensamento e atenção. O lúdico proporciona além de situações prazerosas, o surgimento de comportamentos e assimilação de regras sociais. Dessa maneira, a criança com suas potencialidades e necessidades e o educador com seus conhecimentos profissionais poderão estabelecer relações de afeto e atenção que irão transformar a prática pedagógica em situações de aprendizagem significativa e prazerosa, colaborando assim para a formação integral da criança.

Palavras-chave: criança. Lúdico. Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda a importância de momentos lúdicos na creche para o processo de formação integral da criança. O ser humano nasce e cresce com a necessidade de brincar, pois o brincar é uma das prestezas mais importante na vida dos indivíduos. Por meio desse ato, ela além de desenvolver seus potenciais, também trabalha com suas limitações, habilidades sociais, afetivas, cognitivas e físicas.

Sabe-se que o lúdico significa brincar, jogar, praticar atividades de dança, de lazer, de teatro, ou seja, é reconhecido como qualquer atividade que nos dá prazer, alegria e entretenimento, proporcionando o desenvolvimento das dimensões afetiva, cognitiva, criativa, motora e social.

De acordo com Salomão e Martini (2007, p.4), o lúdico tem sua origem na palavra latina “ludus” que quer dizer “jogos” e “brincar”. Neste brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimentos, oportunizando a aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo, sendo todos eles essenciais para a criança obter conhecimentos do mundo que a rodeia. O brinquedo é um objeto facilitador do desenvolvimento das atividades lúdicas, podendo ser utilizado em diferentes contextos, tais como, no brincar espontâneo, no momento terapêutico e no pedagógico. Na brincadeira a criança simula, inventa, usa o faz de conta para entender a realidade que a cerca. É de fundamental importância que os professores que trabalham com crianças estejam bem conscientes e informados sobre a pedagogia do brincar e os processos de desenvolvimento da criança, para que assim proporcionem variedades e qualidades de brincadeiras, que estimulem a aprendizagem, facilitando o desenvolvimento durante a sua vida. De acordo com Jean Piaget, “A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa.

Este trabalho de pesquisa teve como objetivo destacar a importância do uso do lúdico nas creches para formação integral da criança, tomando como base, referências bibliográficas que tratam do assunto.

No entanto destacaremos primeiro a significação da palavra “lúdico”; seguindo de seus benefícios na vida das crianças, e desta forma, finalizando a pesquisa, concluindo que a brincadeira é uma atividade espontânea da criança, ela aprende enquanto brinca e mais ainda, o brincar para a criança é tão séria quanto o trabalho para o adulto.

Lúdico 😮 que significa e o que desenvolve na criança?

Segundo Salomão e Martini (2007), o lúdico tem sua origem na palavra latina “ludus” que quer dizer “jogos” e “brincar” p. 4. Neste brincar estão incluídos os jogos, os brinquedos e divertimentos, oportunizando a aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo, sendo todos eles essenciais para a criança obter conhecimentos do mundo que a rodeia.

A ludicidade é de extrema importância para o desenvolvimento mental da criança. E este acontece com auxílio dos jogos, brinquedos e brincadeiras, momentos estes que fazem parte da infância das crianças, onde a realidade e o faz de conta intercalam-se. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância.

Por meio das brincadeiras, a criança fantasia, imita os adultos e adquiri experiências para a vida adulta. O crescimento infantil é acompanhado pelas brincadeiras, pelos jogos simbólicos que ela mesma inventa para construir conceitos e entender o mundo ao seu redor. Assim, o jogar e o brincar podem ser usados como ferramentas para o, ensinar e o aprender. Se o professor aliar o lúdico aos conteúdos que deseja ensinar, irá despertar na criança o gosto em aprender coisas novas e significativas para sua formação. Um dos principais atributos dos jogos, conforme DOHME (2003, p. 9) é que “… eles têm um fim em si mesmo, os jogadores entram no mundo lúdico e praticam diversas ações com vontade, às vezes, com extremo vigor, mas sabem que têm a garantia de voltar ao mundo real quando o jogo termina”. O jogo ou o brincar, levado “à sério” e sem imposição, transforma a aula chata, em momentos de prazer, que poderão gerar a aprendizagem significativa para o aluno. As diferentes práticas e teorias da Educação mostram que a criança aprende brincando. Ao jogar, ou ainda, ao brincar, a criança assimila o que percebe ao seu redor, e posteriormente, acomoda, para adaptar-se ao meio. FRIEDMANN (1996) esclarece a questão do brincar, do jogar e do lúdico mostrando que:

“…brincadeira refere-se à ação de brincar, ao comportamento espontâneo que resulta de uma atividade não estruturada: jogo é compreendido como uma brincadeira que envolve regras: brinquedo é utilizado para designar o sentido de objeto de brincar: atividade lúdica abrange, de forma mais ampla, os conceitos anteriores (p. 12).

Na brincadeira, a criança experimenta inúmeras sensações que poderão ser usadas na sua vida cotidiana, além de desenvolver sua autoimagem e a do outro.

Na brincadeira de faz-de-conta, por meio das representações de papéis, a criança compreende como se dão as relações entre as pessoas, amplia sua percepção, transforma sua realidade e entende sobre as regras. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998),  

“Na linguagem faz-de-conta, as crianças enriquecem sua identidade, porque podem experimentar outras formas de ser e pensar, ampliando suas concepções sobre as coisas e pessoas ao desempenhar vários papéis sociais ou personagens” (p.23).

E o autor Feix (2000, p. 23) afirma que, “através do “faz-de-conta”, a criança pode liberar sonhos ou medos, partindo em busca de um lugar de pertinência familiar e social pela construção do seu próprio ego”.

Sabe-se que a brincadeira, mesmo possuindo regras, se define como uma atividade livre, espontânea e é voltada para si mesma. Cordazzo e Vieira reforçam a ideia de que “a brincadeira é definida como uma atividade livre, que não pode ser delimitada e que, ao gerar prazer, possui um fim em si mesma” (2007, p.3). Percebe-se que, por meio das brincadeiras, a criança pode obter uma visão de mundo mais ampla, pois a mesma estimula a descoberta e a criatividade, que, por sua vez, associada ao pensamento de busca, leva o indivíduo a se expressar, refletir e a transformar o mundo que a rodeia. O brinquedo é o objeto que a criança utiliza para que aconteça a brincadeira. Kishimato (1994) apud Cordazzo; Vieira (2007, p.3) “conceitua o brinquedo como o objeto suporte da brincadeira”. Mas os brinquedos só possuem significado quando são explorados e manipulados pela criança, assim ela vai, no mundo da fantasia, raciocinar, criar e dar novo significado a o mesmo. “Bom brinquedo é o que convida a criança a brincar, é o que desafia o seu pensamento, é o que mobiliza sua percepção, é o que proporciona experiências e descobertas (ALMEIDA, 2005, p.8).

Nesse aspecto os professores de creches devem oferecer à criança, brinquedos estimulantes e desafiadores, que possam despertar a percepção, a imaginação, a ação, ou seja, que possibilitem o desenvolvimento integral na criança e proporcionem também desafio e descobertas. Os mesmos devem ser adequados à faixa etária da criança. Almeida (2005) afirma ainda que,

O brinquedo deve ser adequado à criança, e também deve atender a etapa de desenvolvimento da mesma e suas necessidades emocionais, socioculturais, físicas e intelectuais (p.9).

A educação lúdica contribui e influencia na formação da criança, possibilitando um crescimento sadio, um desenvolvimento permanente, integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção séria do conhecimento.

Segundo Almeida (2005, p.2), a brincadeira é um direito da criança. Tal afirmativa se apresenta em diversos documentos, e um deles é a declaração universal dos direitos da criança – ONU (20/11/1959), que declara: “A criança deve ter todas as possibilidades de integrar-se aos jogos e as atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação, sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito”. A Lei Federal nº 8069/90, afirma que toda criança tem o direito de brincar, mostra também que “Todas as crianças tem direito: à vida e à saúde, à liberdade, ao Respeito e à Dignidade, à convivência familiar e comunitária, à educação, à cultura e ao lazer, à proteção ao trabalho…” (2004). Percebe-se que os direitos da criança estão escritos em vários documentos de grandes entidades e um desses direitos é o brincar, mas infelizmente muitas vezes o poder público não coloca em prática essas preocupações quanto ao brincar, ou seja, não oferece estruturas e nem condições mínimas dentro das instituições de ensino para que todas as crianças possam escarnecer desse direito.  

O educar é hoje, um desafio para os profissionais da creche; pois sabe-se que o ato de educar apresenta algumas características que o define como um aspecto formativo, o aspecto da educação formal, que acontece em nível escola, onde a herança cultural é trabalhada de forma mais ordenada, numa perspectiva histórica e socialmente estabelecida. Já no aspecto informal, o educar sobrevém naturalmente nos ambientes em que a criança vive juntamente com os seus familiares.

Para que a criança se sinta amada e tenha desejo de aprender, o professor é a peça fundamental para conduzir e mediar o processo educativo. Hoje, o educador que estimula, que brinca e transmite alegria, desperta no aluno o gosto pelo aprender. A presença do educador na brincadeira é agregadora e estimulante. Brincando junto, o educador infantil mostra como se brinca, não só porque assim demonstra as regras, mas também porque sugere modos de resolução de problemas e atitudes alternativas em relação aos momentos de tensão. (FORTUNA, 2011, p.10), o professor enriquece suas aulas oferecendo variedades de brinquedos, jogos e brincadeiras, para que a criança possa explorar, criar, refletir e assim ir ampliando e aperfeiçoando seus conhecimentos. O profissional da creche, comprometido com a sua missão de ensinar deixa suas marcas no conviver, no fazer, no conhecer e no ser de uma criança, precisam oferecer às crianças várias situações para que elas possam desenvolver um aprendizado integral. Devendo, portanto, ter o cuidado de proporcionar variedades de situações lúdicas significativas, com o objetivo de estimular o crescimento cognitivo, social e pessoal na criança. Sendo assim, as instituições de ensino que valorizam as atividades lúdicas, ajudam a criança a formar um ótimo conceito do mundo, que a cerca, em que a afetividade é acolhida, a sociabilidade vivenciada, a criatividade estimulada e os seus direitos estimados.

CONCLUSÃO

No mundo infantil, o lúdico oferece de forma prazerosa uma série de aprimoramentos em diversos âmbitos dos desenvolvimentos, cognitivo, motor, social e afetivo. Por meio do brincar a criança inventa, descobre, experimenta, adquire habilidades, desenvolve a criatividade, autoconfiança, autonomia, amplia o desenvolvimento da linguagem, pensamento e atenção. O lúdico proporciona além de situações prazerosas, o surgimento de comportamentos e assimilação de regras sociais. Ajuda a desenvolver seu intelecto, tornando claras suas emoções, angústias, ansiedades, reconhecendo suas dificuldades, proporcionando assim soluções e promovendo uma evolução positiva na vida da criança. As brincadeiras, quando são realizadas com crianças, proporcionam criatividade, competência intelectual, força a estabilidade emocional, isto é, quando a criança possui oportunidade de brincar em diversas brincadeiras, torna-se um adulto capaz de desenvolver todo o seu potencial diferente da criança que não possui essa oportunidade, que, com certeza, futuramente poderá ser um adulto com dificuldade de criar e pensar.

A utilização de jogos e brincadeiras no meio educacional propicia as crianças o aprimoramento de diversos conhecimentos de forma lúdica. Aos educadores, é necessário um conhecimento mais elaborado acerca do tema, para poder intervir nas brincadeiras das crianças, auxiliando-as de maneira perspicaz, para que brinque com diversos tipos de brinquedos. Dessa maneira, a criança com suas potencialidades e necessidades e o educador com seus conhecimentos profissionais poderão estabelecer relações de afeto e atenção que irão transformar a prática pedagógica em situações de aprendizagem significativa e prazerosa, colaborando assim para a formação integral da criança.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DOHME, V. Jogando: o valor educacional dos jogos. São Paulo: Informal Editora, 2003.

FRIEDMANN, A. Brincar: crescer e aprender – o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.

MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis, Rj: Vozes, 2003.

ROSSINI, M. A. S. Aprender tem que ser gostoso. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Imprensa Oficial do Estado, Curitiba: Paraná, 2004.

32155

Nº de registro:32155
Certificamos que:Sonia Maria Ramalho Carneiro
Participou do:Seminário ISCI de Educação e Práticas Pedagógicas
Carga horária:140 horas
Realização:Instituto Saber de Ciências Integradas
Data:10, 11, 17, 18, 24, 25 abr./2021 e
1, 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23 de maio/2021